segunda-feira, setembro 25, 2006

 

Ser português!

Parece que segundo uma sondagem do novo jornal Sol, um de cada três portugueses vê com bons olhos anexar Portugal a Espanha.
Confesso que não procurei confirmar os dados da amostra.
Apesar disso, julgo não ser de todo representativa, digo-o como mera opinião, sem fundamento estatistico. Ainda assim, acho que é uma tentativa de levantar uma questão com base num descontentamento com a situação económica. Porque não acredito que queiramos ser outro país.
Embora defenda que a união faz a força, julgo que esta união se pode conseguir com acordos e não com anexações.
Espanha tem um problema de desemprego pelo menos tão grave como o nosso.
Espanha tem gravíssimos problemas com algumas provincias, nas quais existem movimentos separatistas mais ou menos ameaçadores. Nomeadamente no que respeita ao País Basco, Catalunha e até a Galiza.
Espanha vive um início de um processo de paz com a ETA, que foi hoje posto em causa com o surgir de um video de encapuçados que ameaçam não desistir do combate armado.
Vimos ainda há pouco tempo um fulgoroso orgulho nacional (espero que no bom sentido) português durante o mundial de futebol, refletido no apoio e interesse sobre a Selecção Nacional de futebol. Também o houve no Europeu de sub-21 disputado em Portugal. Também o pudémos acompanhar na altura do Euro 2004 (que emocionantes e inesqueciveis momentos).
Por tudo isto, julgo ser pouco credivel aquela sondagem do Sol.
Gosto muito de Espanha e simpatizo bastante com o(s) seu(s) povo(s), mas sou português e tenho orgulho em sê-lo, ainda que muitas vezes não seja fácil ser português não quero e naõ vou desistir de o ser!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?